13.10.08

Acerca de "ser interessante"

"I always tell students they will usually have to make a choice.
On the one hand: being right, but dull.
On the other hand: being wrong, but interesting.
So which should they choose?
I say go for interesting every time.
Why doesn’t most advertising work?
Because it’s ‘right’.
It’s been debated, discussed, argued, briefed, researched, debriefed, rebriefed, until it’s ‘right’.
And that’s the problem: it’s right.
It’s not interesting.
It’s not interesting, so no one notices it.
No one notices it so no one remembers it.
No one remembers it so it doesn’t work."

Dave Trott
.
Traduzindo e resumindo, o que isto diz é que para um anúncio ficar na cabeça das pessoas tem de ser interessante, e para ser interessante não pode ser "correcto" (no sentido de "certinho").
.
Quando acabei de ler este texto tive aquela sensação luminosa de "Claro!". Tudo bem, não é a descoberta da pólvora, mas de vez em quando é bom voltarmos ao que já sabemos apenas para refrescarmos os critérios.
.
A ideia de que o "correcto" não é interessante não se aplica apenas a publicidade mas a quase tudo. Façam o teste: quem é que consideram mais interessante - General Ramalho Eanes ou Capitão Roby?

Vou pôr isto de outro modo. Quem é que teve direito a série de TV?
.
.
.
Sim, são talheres propositadamente expressivos.
Não, não tem nada a ver com o assunto.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Para que a barreira da língua não exclua ninguém, aqui vai uma tradução à letra:

Digo sempre aos meus alunos que irão ter de fazer uma escolha.
Por um lado: serem correctos, mas aborrecidos.
Por outro: serem incorrectos, mas interessantes.
Então qual será a resposta?
Eu digo-lhes que optem sempre por serem interessantes.
Por que é que muita publicidade não funciona?
Porque é certinha.
Já foi debatida, discutida, briefada, pesquisada, desbriefada, rebriefada até ficar certinha.
E o problema é esse: é certinha.
Não é interessante.
Não é interessante, logo ninguém repara.
Ninguém repara, logo ninguém se lembra.
Ninguém se lembra, logo não funciona.

5:02 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial