30.5.07

O estado da cultura em Portugal

é mais ou menos este.




Já abriu em Lisboa mais uma edição da Feira do Livro.


A organização da Feira do Livro queixa-se da baixa afluência de público. Ok, estão lá sempre aqueles fanáticos que todos os anos saem de casa por esta altura com a missão de encontrar verdadeiras pechinchas, mas o número não é significativo.


É o alheamento da população que está na base desta situação embaraçosa.


Pode-se dizer que o país está a emburrecer?


Pode. Mas neste caso, talvez essa não seja a única explicação.




O facto é que a Feira está de volta mas sem qualquer inovação.


Como todos os anos, a Feira do Livro de Lisboa vende... livros. Coerente, eu sei. Mas irrelevante.

Lá podemos encontrar os mesmos livros que encontramos todo o ano nas lojas, praticamente aos mesmos preços. Com Fnacs, Bertrands, Bulhosas e até Internets, a oferta da Feira pouco acrescenta. Então o que é que me leva até lá? A tradição?


O que é que faz com que deixe de folhear calma e confortavelmente os livros para ir vê-los de longe, sujeito a encontrões e a ter de levar com um livreiro a olhar-me com cara de "vais comprar isso ou quê?"?


É uma má troca.


Para mim, a Feira precisa de mais argumentos - novos argumentos - ou corre o risco de se tornar mais um caso típico de não-saber-acompanhar-os-tempos, tão comum em Portugal.

Um pouco à semelhança do Festival da Canção: outrora um grande acontecimento que sugava a atenção do país e marcava espaço na sua agenda cultural; hoje, um evento banalizado.


Ainda assim, vale sempre a pena lá ir. Mesmo que seja só para não me darem razão.

3 Comentários:

Blogger Prezado disse...

É como dizes... Não vou lá ha uns anos, porque simplesmente não há oferta nova. Se mandamos vir da net, a preços que nao sao maus, verdadeiras raridades, para que perder tempo a ver livros velhos caros?

10:15 da manhã  
Blogger salesman disse...

Pois é... A Feira do Livro por si só já não atrai tantas pessoas como antigamente. Os preços já não são tão atractivos, os hábitos de leitura têm-se perdido e as condições da Feira estão cada vez piores.

Para os que nunca foram lá, nesta 77ª edição da Feira do Livro, aconselha-se que façam as vossas necessidades antes de irem à feira porque, este ano, não há casas de banho!

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Há uma WC na zona da feira mais próxima da rotunda do Marquês, que mais parece um bunker abandonado.

É sombrio. Façam mesmo o que tiverem a fazer em casa, é um conselho.

4:58 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial