18.11.08

Saber esperar

Não têm aqueles momentos especiais pelos quais esperam ansiosamente o ano inteiro?

Este é um deles.
O pudim de castanhas!

Novembro, época da castanha (sim, também se vende congelada, mas isso retira a mística da espera).

O famigerado pudim de castanhas - atentem bem no aspecto - é uma das sobremesas mais divinais que já tive oportunidade de deglutir e é já um histórico na minha família. De facto é tão bom que seria um crime não o compartilhar convosco.

Não, não tenho uma fatia pronta para download, lamento, mas posso dar-vos a receita que se faz lá em casa. Tomem nota, porque este vale meeeesmo a pena.

[Pela primeira vez, uma receita neste blog. Para terem uma ideia…]


Ingredientes

800 g de castanhas
1 pacote de gelatina de ananás
1 lata de leite condensado
3 ovos
350 g de Açúcar
Rum

Preparação

Coza as castanhas. Prepare a gelatina normalmente e junte quatro colheres de sopa de rum. Misture o açúcar com o leite condensado e as gemas de ovos num recipiente fundo e leve ao lume, brando, enquanto vai mexendo lentamente até obter uma calda. A seguir, deixe arrefecer e deite-a no preparado da gelatina. À parte, bata as claras em castelo e adicione tudo ao preparado da gelatina. Por fim, moa as castanhas cozidas, junte-as ao preparado e envolva devagar e sempre no mesmo sentido.
Quando estiver com aspecto apetitoso, leve ao frigorífico numa forma ou taça de vidro transparente. Mínimo 6 horas.

Sugestões

Adicione uma cobertura de chocolate negro (Belleville, de preferência). É só derreter a tablete e juntar um pouco de leite condensado e canela.


Et voilá, bon apetit!


P.S.: Depois digam-me como correu. Mas digam mesmo!

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá!
Tenho um prato de vidro igual ao teu!
:-)

10:08 da tarde  
Blogger Porcos no Espaço disse...

Obrigado por partilhares isso connosco, Jane. És muito corajosa.

Já agora, experimentaste a receita?

10:57 da manhã  
Blogger Então oh coisinha? disse...

É rubrica José Miguel Vacondeus?


Será experimentado! Já dei a minha mãe!

(perceberam a parte em que eu não vou mexer uma palha?)

12:54 da tarde  
Blogger Sara disse...

Estou com vontade de chorar..................

Quando chegares à firma vou olhar-te de lado e não te falar........ Não vais perceber porquê até cá vires mas é totalmente merecido!!!

10:33 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

ohhhh houve alguém que experimentou e não gostou.

2:03 da manhã  
Blogger Porcos no Espaço disse...

Ok, malta, antes que a história meta o INEM é melhor parar por aqui.

Esta receita é uma farsa. O doce existe sim, mas eu posso ter aldrabado um bocadinho a receita... só um bocadinho... tipo completamente.

hihihih brincadeirinha. É que não estou autorizado a divulgar o segredo desta maravilha, por isso resolvi só fazer-vos um bocado de pirraça.

Mas, se estiverem dispostos a negociar [€], poderemos chegar a um acordo quanto à receita.

Porque, acreditem, o verdadeiro doce de castanhas vale isso tudo.



Entretanto, a quem teve trabalho a experimentar, tenho duas coisas a dizer:

a) Peço imensa desculpa pelo inconveniente.

b) HAHAHAHAHAHA

11:11 da manhã  
Blogger Porcos no Espaço disse...

Já agora, só por curiosidade, essa mistela que eu invetei... sabia mais ou menos a quê?

11:21 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial