28.7.08

Umbadá

Corria o ano de 1985 quando Jorge Fernando apresentou no festival da canção o tema “Umbadá”. Por pouco a entrada de Portugal na então CEE chegou a ser posta em causa. Umbadá marcou incontornavelmente a carreira do artista e passou a povoar o imaginário musical dos portugueses desde então.

A canção foi aceite com naturalidade. Provavelmente porque nunca ninguém prestou a devida atenção à letra. Senão vejamos o refrão:

É UMBADÁ, UMBADEÓ-UMBADÁ É UMBADÁ, UMBADEÓ-UMBADÁ É UMBADÁ, UMBADEÓ-UMBADÁ É UMBADÁ, UMBADEÓ-UMBADÁ É UMBADÁ, UMBADEÓ-UMBADÁ É UMBADÁ, UMBADEÓ-UMBADÁ


Perceberam?

É o quê? É umbadá. O que é isso? Não sei. Mas é umbadá.

Talvez seja um adjectivo – Isso é um bocado umbadá.
Talvez seja um estado de alma – Ele hoje acordou umbadá.
Talvez seja um cumprimento – Umbadá, camaradas.




O problema surge quando Jorge Fernando decide aprofundar a questão: Umbadeó-umbadá.

"Umbadeó-umbadá", acrescenta ele. Por esta altura os portugueses já tinham desistido de tentar compreender o que era dito. Só assim se explica a canção ter pegado tão bem como pegou. Gostaram de como soava e isso bastou.


Eu, por outro lado, não desisti. Talvez Umbadá tenha resultado de um grosseiro erro de tipografia. Originalmente seria “Um badá”, um de vários badás. Não que isso me resolva o problema, continuo sem saber o que é um badá.

Por isso, eu tenho de perguntar… o que é um badá?


É um animal? É um fruto?

É perigoso?

A que cheira um badá?

Se eu vir um badá na rua, serei capaz de reconhecê-lo?

Num evento social, fica bem falar em badás?

Que relação tem um badeó com um badá? E por que insiste Jorge Fernando com isso?


Porque é que ninguém nos explica? É alguma coisa que não devamos saber?!



Dúvida. Ansiedade. Noites em claro e suores frios. Eu preciso urgentemente de respostas antes que perca irremediavelmente o controlo da situação.

Por isso pus-me à procura.


Procurei.





Procurei.










Procurei.





E FINALMENTE… nada. Não encontrei nem um badá para contar a história. Portanto, meus amigos, até prova em contrário, para mim um badá é isto:

(Compreendam, eu tenho de acreditar em alguma coisa.)

6 Comentários:

Blogger Stamp disse...

Muito bom!

Para mim os badás sempre foram como os gambuzinos, não existem, mas há quem vá à caça.

A tua visão do badá é mais palpável e por isso dou por mim a pensar, será que os gambuzinos não serão assim também. Eu já tou a ver a noite de sexta a subir aos telhados e procurar, procurar...

... é umbadá umbadeó umbadá...e eles a aparecerem...

11:29 da manhã  
Blogger Porcos no Espaço disse...

Sim, é um bom input. Agora que sei como é um badá e onde é que eles andam, já posso ir atrás do gambuzinos.

11:32 da manhã  
Blogger Stamp disse...

Sexta ok? ;)

Temos de fazer uma pesquisa de telhados e depois é à doidivanas, vamos que nem malucos por aí.

12:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O problema destas charadas é que, à primeira vista, todas as palavras são parecidas e nenhuma tem qualquer significado. Não admira, pois, que tenhas nadado em suores frios.

No entanto, se reparares na frase que compõe o refrão percebe-se imediatamente que está cifrada, ou seja, ela parece imcompreensível mas poder-se-á entendê-la se descobrires uma chave para a descodificar.

Chamo-te a atenção que essa chave, a palavra-chave é UMBADÁ.

Utilizando a técnica da criptografia (escrita secreta por meio de abreviaturas ou de sinais convencionados) poder-se-á verificar que

UMBADÁ

Escrita de outra forma, será lida por

A BUMDA

Portanto, tudo parece indicar que Jorge Fernando, ao passar por umas, digamos ... nádegas mais generosas, ficou tão impressionado que ao compôr o tal refrão cometeu um grosseiro erro de ortografia e escreveu Bumda em vez de Bunda.

Quanto à segunda palavra UMBADEÓ, e pelo mesmo método, podemos adivinhar que ele quis dizer BUMDA - EÓ (E=eu; Ó=olhei, isto é Eu Vi a Bunda).

Fácil, não é?

Bons sonhos!

6:20 da tarde  
Blogger Chalengeboy disse...

Pensa de maneira subjetiva, é tão simples como a letra te ensina "umbadáeoumbadá" ou seja, umbadá é umbadá nada mais do que umbadá porque simplesmente é umbadá

11:48 da tarde  
Blogger Chalengeboy disse...

Pensa de maneira subjetiva, é tão simples como a letra te ensina "umbadáeoumbadá" ou seja, umbadá é umbadá nada mais do que umbadá porque simplesmente é umbadá

11:49 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial